Anac suspende operações no aeroporto de Coari por 60 dias para obras de ampliação
04/02/2026
(Foto: Reprodução) Aeroporto de Coari, no Amazonas
Adneison Severiano/G1 AM
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou a suspensão temporária de pousos e decolagens no Aeroporto Danilson Aires, em Coari, no interior do Amazonas. A medida passou a valer no dia 31 de janeiro e tem previsão de duração de 60 dias.
Segundo a Anac, a interdição ocorre em razão das obras de ampliação da infraestrutura aeroportuária. Os serviços incluem intervenções na pista de pouso, o que torna inviável, neste período, a operação segura de aeronaves convencionais no local.
Há a expectativa de que um novo aeroporto seja inaugurado até o fim de 2026 no município.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Com o aeroporto interditado, o transporte de passageiros entre Coari e outros municípios da região passa a ser feito, principalmente, por lanchas e embarcações fluviais. Esses meios já operam regularmente e devem ter a demanda intensificada durante o período de suspensão das atividades aéreas.
Na área da saúde, a Prefeitura de Coari informou que os atendimentos de emergência estão mantidos. De acordo com o Hospital Regional Doutor Odair Carlos Geraldo, somente em casos extremos haverá necessidade de remoção aérea de pacientes.
Nessas situações, o transporte será realizado por meio de aeronaves anfíbias, aviões equipados com trens de pouso retráteis e flutuadores, que permitem decolar e pousar tanto em terra firme quanto na água, para o atendimento de pacientes em estado grave.