'É o Nordeste no Oscar!': Pernambuco e Bahia deixam 'rivalidade' de lado e celebram indicações de 'O Agente Secreto'
22/01/2026
(Foto: Reprodução) Governos de Pernambuco e da Bahia celebram, em collab, indicações de 'O Agente Secreto' ao Oscar
Reprodução/Instagram
As quatro indicações do filme "O Agente Secreto" ao Oscar 2026 parecem ter aplacado uma das mais antigas rivalidades entre estados da região. Os governos de Pernambuco e da Bahia deixaram as "arengas" de lado e celebraram a conquista em collab nas redes sociais.
Gravada no Recife, a obra do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho vai disputar as categorias de Melhor Filme, Filme Internacional e Direção de Elenco, enquanto o baiano Wagner Moura concorre à estatueta de Melhor Ator. O feito iguala o recorde de "Cidade de Deus" em 2004 (saiba mais abaixo).
"Aqui é o Nordeste no Oscar! ❤️💙🎬É o Nordeste mostrando que, quando junta, vira clássico!", comemora o post publicado no Instagram de forma colaborativa.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Na publicação, os dois estados parabenizaram a equipe do filme e destacaram "a conquista histórica para o cinema brasileiro".
"Pernambuco e Bahia têm o molho, têm talento, têm história e, juntos, falam alto com o mundo inteiro. 📢 Os Governos de Pernambuco e da Bahia parabenizam todos os envolvidos por essa conquista histórica para o cinema brasileiro, que reafirma a força criativa, a identidade cultural e o protagonismo do Nordeste no cenário internacional", afirmam no post.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
LEIA TAMBÉM
BASTIDORES: filme tem 60 personagens com fala e atores amadores, diz preparador de elenco
LOCAÇÕES: veja locais do Recife que aparecem na obra
PRÉDIO HISTÓRICO: conheça o Cinema São Luiz, destaque nas gravações
Nos comentários, a conta oficial do filme pediu para se juntar à "collab" enquanto moradores dos dois estados celebraram a parceria.
"Tem que fazer uma comemoração na ponte entre Juazeiro e Petrolina", escreveu um seguidor, recordando outra rivalidade regional, entre as duas cidades do Sertão de cada estado, separadas apenas pelo Rio São Francisco.
O perfil de outra usuária pediu também um post compartilhado para o carnaval. "Só de brinde pros nordestinos deveria ter uma collab entre o carnaval de PE com o da Bahia! Ia ser loucura!", disse.
Mais de 50 prêmios
As indicações ao Oscar coroam uma temporada de vários meses de premiações do filme brasileiro. "O Agente Secreto" conquistou 56 troféus em 36 premiações, incluindo Globo de Ouro de Melhor Ator e Filme de Língua Não Inglesa e prêmios em Cannes de Melhor Direção e Melhor Ator.
O feito do filme pernambucano repete o recorde de "Cidade de Deus", que, em 2004, disputou quatro categorias: Direção, Roteiro Adaptado, Montagem e Fotografia.
Em "O Agente Secreto", Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor que desembarca na capital pernambucana em pleno 1977 fugindo de ameaças em São Paulo para tentar reencontrar o filho.
O longa é um thriller de atmosfera densa que acerta ao transformar o carnaval e a paisagem urbana num cenário de vigilância e paranoia, funcionando como um jogo de gato e rato onde as lendas locais e o medo da ditadura se misturam.
Diversas ruas e prédios históricos do Recife serviram de locações para as filmagens, como o Cinema São Luiz, o Ginásio Pernambucano e o campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Na edição do ano passado, "Ainda estou aqui", dirigido por Walter Salles, venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional. Foi a primeira estatueta conquistada pelo Brasil na história da premiação.
O Agente Secreto foi indicado a quatro categorias do Oscar
Reprodução/TV Globo/Conexão Globonews
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias