Natal é retratado com ritmos brasileiros em espetáculo a céu aberto em Pernambuco
25/12/2025
(Foto: Reprodução) Baile do Menino Deus celebra Natal com ritmo brasileiro no Recife
Em Pernambuco, um espetáculo a céu aberto retrata o Natal de uma forma bem brasileira.
É uma história que atravessa os séculos. Mas, no Recife, o nascer do menino Jesus é contado assim…Em ritmos nordestinos, com elementos da cultura popular. Fé e arte se encontram em uma encenação natalina a céu aberto, no Marco Zero, centro histórico da cidade.
"Eu acompanho desde a primeira edição. É o natal contado do nosso jeito, bem brasileiro. Dá sensação que a gente está brincando, celebrando bem no quintal de casa", diz Manuela Barbosa, pedagoga.
"Ele é encantador, é mágico. Realmente é magia que envolve", destaca Isabel Brandão, aposentada.
Com o passar das décadas, o espetáculo, que começou em 1983, se tornou um dos momentos mais aguardados do calendário pernambucano. A tradição de apresentar e assistir ao Baile do Menino Deus fez a atração se tornar patrimônio imaterial do Recife.
"É um espetáculo que incorpora toda a cena pernambucana e eu diria que brasileira dentro de uma narrativa antiga e tradicional", pontua Ronaldo Correia de Brito, diretor do espetáculo.
O enredo, as canções e o cenário celebram manifestações regionais como o frevo, o maracatu e o cavalo-marinho, dança cultural com passos rasteiros e saltos. A expectativa é que as apresentações reúnam mais de 70 mil pessoas.
Em 2025, o Baile conta com 70 artistas e cerca de 30 profissionais nos bastidores.
"Onde o natal meu é esse, partilhado com o povo na praça e levando essa história que é tão bonita, de amor, de celebração à vida, de renovação da esperança", afirma Arilson Lopes, ator.
A cada Natal, essa história se transforma. Um presente que encanta e une gerações.
"É o segundo ano que a gente vem, milha filha que motivou a gente", destaca André Moura, fonoaudiólogo.
"Eu amei e quis vim pra cá", conta Maria Helena Moura, de 8 anos.
"É um carinho que ele vai trazendo e crescendo a cultura dentro dele. Ea gente tem que levar isso para as crianças mesmo. É muito bom", comenta Felipe León, professor.
Espetáculo a céu aberto retrata Natal de forma bem brasileira em Pernambuco
Reprodução/TV Globo