Remoção de guindaste que tombou sobre casas será feita por dois equipamentos com capacidade de 90 toneladas
20/01/2026
(Foto: Reprodução) Vídeo registra guindaste tombando sobre casas em Uberlândia.
Dois guindastes com capacidade superior a 90 toneladas serão necessários para remover o equipamento que tombou sobre cinco casas durante a instalação de uma piscina em Uberlândia, na sexta-feira (16). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o procedimento que também contará com a assistência da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para desligar a rede elétrica da região está previsto para terça-feira (20), mas pode ser adiado.
"A primeira providência é o desligamento da rede elétrica, para que outros dois guindastes sejam posicionados próximos ao que tombou, para então ser retirada a lança e também realizar o destombamento do guindaste. Caso a Cemig não desligue a rede elétrica ou chova, por exemplo, deveremos adiar a remoção", explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Laurence Silva.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Ainda segundo os bombeiros, o procedimento é dividido em pelo menos 6 etapas:
Desligamento da rede elétrica;
Separação da lança da parte móvel do guindaste;
Elevação da lança por um dos guindastes de apoio;
Ao mesmo tempo, outro guindaste dará suporte a parte móvel do equipamento no chão;
Rotação da lança sobre as casas;
Em seguida a lança será colocada no chão e desmontada.
Durante o procedimento de rotação da lança do guindaste também será necessário que os moradores da região deixem suas casas para garantir a segurança e evitar outros acidentes em caso de queda da lança. A assistência aos moradores fica a cargo da Defesa Civil.
Segundo Laurence Silva, não há uma previsão de tempo para remoção completa do guindaste.
"Queremos que a operação ocorra com 100% de segurança, o período de agir com pressa já passou, agora devemos agir com calma."
Guindaste "flutuou" antes de cair
Imagens de câmeras de monitoramento registraram o momento exato em que o veículo ficou com todas as rodas fora do chão por cerca de 5 segundos antes de cair. Assista ao vídeo acima.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o asfalto cedeu do lado esquerdo do caminhão, provocando o tombamento. Apesar da gravidade, não houve feridos graves.
Uma funcionária da empresa responsável pela piscina sofreu um corte na cabeça e foi encaminhada para atendimento médico. Já o operador do guindaste teve ferimentos leves nos braços e dispensou cuidados hospitalares.
Ponto a ponto do vídeo
Às 14h18, a Rua Parlamento estava sem movimento;
O guindaste estava estacionado em frente à residência onde seria instalada a piscina;
Após alguns segundos, a parte dianteira do veículo se levantou;
As duas rodas da frente saíram completamente do chão, se sustentando apenas pelas traseiras;
Logo em seguida, o caminhão inclinou para a esquerda e a roda traseira do lado direito também perdeu contato com o solo;
O veículo permaneceu por cerca de 5 segundos totalmente suspenso antes de tombar sobre as casas;
Ao cair, o guindaste atingiu as residências e retornou tombado para a via.
"Nunca vi algo assim", relatou morador
Segundo apuração da TV Integração, moradores contaram que uma vizinha da casa atingida pelo guindaste foi ferida por pedaços de pedras e encaminhada para uma unidade de saúde.
“O susto foi muito grande, nunca vi algo assim na nossa rua. O que eu vi foi o guincho elevar uma piscina. Segundos depois eu gritei minha esposa porque o guincho estava tombando e, logo em seguida, ele caiu na casa. O asfalto que afundou e provocou o acidente. Estou tremendo até agora”, contou um morador do bairro.
Apoio de guindaste afundou no asfalto
Lucas Reis/TV Integração
Casas interditadas e famílias evacuadas
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o guindaste realizava o transporte vertical de uma piscina de 150 quilos até os fundos da residência. No momento em que a estrutura atingiu cerca de 30 metros de extensão, o asfalto cedeu sob as sapatas de apoio do caminhão, ocasionando o acidente.
A Defesa Civil informou que cinco casas foram atingidas: quatro ficaram totalmente interditadas com danos estruturais generalizados e uma foi parcialmente isolada.
Os moradores deixaram os imóveis por risco de desabamento. Em reunião, os órgãos oficiais definiram hospedagem provisória para as famílias afetadas.
A TV Integração solicitou posicionamento da empresa responsável pelo serviço, Reginato Guindastes, que informou que não iria se manifestar sobre o caso.
Guindaste flutuando uberlândia
Redes Sociais/reprodução
LEIA TAMBÉM:
Com peças de meio milhão de reais, desmanche é fechado
Caminhão e duas carretas são encontrados em desmanche
VÍDEO: Caminhão carregado com combustível pega fogo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas