Rio Negro desacelera e sobe pouco mais de 80 centímetros em Manaus
01/02/2026
(Foto: Reprodução) Rio Negro desacelera e sobe pouco mais de 80 centímetros em Manaus.
Matheus Castro, g1 AM
O Rio Negro desacelerou e subiu apenas 81 centímetros durante todo o mês de janeiro, em Manaus. Os dados são da Defesa Civil do Amazonas, que acompanha o ritmo de subida das águas. O nível do rio neste domingo (1º) é de 22,86 metros.
Segundo o órgão, no dia 1º de janeiro, o rio registrava 21,96 metros. Já no sábado (31), as águas chegaram a 22,77 metros, o que representa uma média de subida de 2,6 centímetros por dia.
Apesar do movimento constante, o rio subiu pouco em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso porque, em janeiro de 2025, o nível das águas aumentou 3,80 metros.
Nesse cenário, a Defesa Civil aponta que o rio segue em estado de normalidade na capital amazonense, e a previsão é de que as águas continuem subindo até o fim do primeiro semestre do ano.
Em Itacoatiara, a subida do Rio Amazonas também foi tímida, encerrando o primeiro mês do ano com um saldo positivo de 95 centímetros. Em Coari, a situação é ainda mais delicada: foram apenas 33 centímetros de cheia do Rio Solimões durante o mês de janeiro.
Já em Tabatinga, no Alto Solimões, a situação é totalmente diferente. No município, o Rio Solimões subiu 3 metros entre os dias 1º e 30 de janeiro.
Apesar do sobe e desce dos rios no Amazonas, além de Manaus, outros 47 municípios do estado seguem em estado de normalidade. Já Tapauá, Canutama, Apuí e Humaitá estão em atenção, enquanto Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Envira, Boca do Acre, Pauini, Itamarati, Carauari, Uarini e Lábrea permanecem em alerta.